URL:

Opção :




PROTEGENDO SERVIDORES COM CRIPTOGRAFIA

Vou mostrar como trabalhar com criptografia da string de conexão dentro do web.config. Dessa forma, qualquer pessoa, lamer, larva, hacker, cracker, phreaker ou guruque invadir o servidor e tentar abrir o banco de dados verificando em seu arquivo de configuração web.config; não conseguirá ver qual o banco de dados, senha e usuário. Com isso a segurança do seu sistema fica bem mais confiável e prático.

 

Se ainda não sabe qual a diferença entre eles. Disponibilizei nas referências abaixo.

 

Referência: 1.1

 

Referência: 1.2

 

Referência: 1.3

 

Referência: 1.4

 

Referência: 1.5

 

Referência: 1.6

 

Depois de toda essa definição e conhecendo o inimigo, irei mostrar como evitar pelo menos uma invasão usando o arquivo de configuração de uma aplicação totalmente aberto, que é o Web.Config e App.Config.

 

Bom, antes de tudo segue mais uma frase criptografada para conhecimento e possibilidade de ganhar prêmios se for descriptografada.

 

Ftuvep nvjup f nf nboef f-nbjm dpn p ujuvmp: eftdsiruphsbgfj.

 

Voltando ao artigo, criei uma class libary para desenvolver um framework, porém não é necessário criar, só coloque os métodos em uma classe segura e legal. Utilizo com class libary e adiciono como referência do projeto, dessa forma fica também seguro o código porque só vai a DLL em si.

 

Criei uma classe chamada Criptografia.cs. (Referência 1.7)

 

Referência: 1.7

 

O primeiro método que irei criar é o que pega os valores do arquivo de configuração e descriptografa. (Referência 1.8)

 

Referência: 1.8

 

Explicação:

 

Não tem muito que explicar no método, mesmo assim tentarei clarear se tiver alguma coisa obscura. A primeira linha, pego o que está no arquivo de configuração, converto para FromBase64String deixando a mesma em uma variável do tipo byte. A segunda linha de código, pego a string do codigo ASCII passando o valor armazenado na variável anterior e depois só retorno o valor descriptografado.

 

Uma dica é: no meu arquivo de configuração está criptografada, no ato de usar ou conectar no banco de dados, use o método para descriptografar, ou seja, antes do Open().

 

Criptografando ConnectionString

 

Fiz um outro método que é responsável para criptografar a string de conexão. (Referência 1.9)

 

Referência: 1.9

 

Explicação:

 

A assinatura do método é um pouco diferente do anterior, agora existe um parâmetro de entrada do tipo string. Depois, converto a string passada para o codigo ASCII, armazenando na variável (b) do tipo byte. Converti para ToBase64 a variável byte, armazenei em uma string e retornei o valor para quem chamou.

 

Arquivo de Configuração

 

Criei uma aplicação WindowForm, toda aplicação desse tipo é automaticamente usado um arquivo de configuração chamado App.Config. (Referência 2.0)

 

Referência: 2.0

 

Layout da tela (Referência 2.1)

 

Referência: 2.1

 

Dados da tela.

 

Referência: 2.2

 

Cliquei duas vezes no botão, logo em seguida inclui o seguinte código. (Referência 2.3)

 

Referência: 2.3

 

Explicação:

 

Primeiramente peguei a string de conexão usando o configurationsettings. Deve ser importado antes a linha: using System.Configuration;

 

Instanciei o a classe de criptografia criada anteriormente, armazenando a string descriptografada no label1 e a armazenada no label2.

 

Resultado final da aplicação criada. (Referência 2.4)

 

Referência: 2.4

 

Bom, esse é o resultado final de todo trabalho.

[BY: MUNDO HACKER]

Compartilhar usando :

DEIXE SEU COMENTARIO :

Comentarios - Mundo Hacker | Facebook-copyright(™ © ®)