Como o número de malwares para Android está crescendo e se espalhando o site romeno FaraVirusi.com decidiu realizar o terceiro teste comparativo com ameaças para Android, sendo o primeiro deste ano de 2013.
Comparado ao teste anterior, foram usados 181 vírus, este valor equivale ao triplo do anterior, aumentando a relevância da presente avaliação.
No momento, existem mais de 10 mil vírus para a plataforma Android. O número de usuários de smartphones e tablets com este sistema operacional vem crescendo, assim como o interesse dos crackers que o veem como um mercado promissor para a realização de ataques e roubo de dados.
Foram utilizados um total de 605 aplicativos infectados (. apk) e avaliadas 21 soluções de segurança desenvolvidas para o sistema Android.
Seguem os resultados de detecção obtidos:
– Mobile.security IKARUS – 562 detectados (92,89%)
– Kaspersky Mobile Security * – 519 detectados (85,7%)
– F-Secure Mobile Security * – 513 detectados (84,79%)
– Avast! Mobile Security – detectou 501 (82,8%)
– QuickHeal Mobile Security Free – 493 detectados (81,48%)
– G Data Antivirus Free – 485 detectados (80,16%)
– VIRUSfighter – 475 detectado (78,51%)
– LINHA Antivirus – 414 detectados (68,42%)
– AVG Antivirus Free – 388 detectados (64,13%)
– Zoner Antivirus Free – 387 detectados (63,96%)
– Norton Security & Antivirus – 380 detectados (62,8%)
– Sophos Security & Antivirus – 369 detectados (60,99%)
– TrustGo Antivirus – 368 detectados (60,82%)
– NQ Mobile Security & Antivirus (NetQin) – 362 detectados (59,83%)
– Dr.Web Luz Anti-virus – 331 detectados (54,71%)
– Comodo Antivirus Free – 298 detectados (49,25%)
– Trend Micro Mobile Security & Antivirus – 248 detectados (40,99%)
– ALYac Android – 244 detectados (40,33%)
– BitDefender Mobile Security & Antivirus – 243 detectados (40,16%)
– ESET Mobile Security – 240 detectados (39,66%)
– IObit Avançado de Atendimento Móvel de – 191 detectados (31,57%)
Os produtos marcados com * são pagos.
No que diz respeito à escolha do antivírus que você virá a utilizar no seu smartphone ou tablet, o índice de detecção não deve ser o único parâmetro a ser levado em conta.
O impacto sobre a vida útil da bateria também é muito importante, e neste aspecto o Avast!, NetQin, Zoner superam antivírus como o BitDefender, por exemplo.
Os produtos listados não irão consumir mais do que 1-2% da bateria.
Em segundo lugar, as funções extras oferecidas por uma solução gratuita são importantes, e a recuperação de um telefone perdido é tão fundamental quanto a detecção de um malware, por exemplo. Neste quesito Avast!, Comodo, BitDefender e NetQin são destaque por oferecem recursos e facilidades variadas e sem nenhum custo para os seus usuários, como base de proteção antivírus, anti-furto, proteção de rede e até mesmo serviços de backup e otimização do sistema.
No ranking dos melhores em taxas de detecção, as primeiras posições ficaram com o Ikarus, seguido pelos produtos da Kaspersky e F-Secure.
Apesar de líder, o Ikarus perdeu muitos pontos na avaliação porque apresenta muito impacto sobre o uso da bateria do dispositivo. Seu uso, por este motivo, não é aconselhável no momento.
Além disso, qualquer produto com taxa de detecção acima de 80%, garante um excelente nível de proteção para smartphones ou tablets.
Para aqueles que não queiram investir na compra de um antivírus pago, a recomendação para sistemas Android são para as soluções de segurança da Avast ou GData.
Ambas apresentam boa taxa de detecção, baixo consumo de energia e processador e ainda recursos adicionais gratuitos.
Nota do Seu micro seguro: os resultados deste teste mais recente realizado pela FaraVirusi me causaram uma certa surpresa. Eu destacaria a minha decepção com o baixo índice de detecção apresentado pelo TrustGo – avaliado como excelente pela AV-Comparatives em sua bateria de testes ano passado – e pelas últimas posições dos antivírus patrocinados por empresas de renome no âmbito da segurança digital como Eset e BitDefender.
A notícia boa foi a excelente taxa de detecção apresentada pelo Avast! Mobile Security que além de segurança conta com recursos adicionais e baixo consumo, e é totalmente gratuito.
Comentarios - Mundo Hacker | Facebook-copyright(™ © ®)