Tutorial de construção de uma antena wi-fi de alto desempenho caseira
nas antenas wi-fi em questão de frequencia , Números negativos (abaixo de zero) são menores quanto mais "distantes" do número neutro (zero=0); ou seja: -51 é maior do que -61 que é maior do que -71 (-51>-61>-71).
Em redes sem fio quanto maior o número negativo (não esqueça: maior nesse caso mais próximo de zero) melhor é o sinal. Na escala acima temos: o sinal -51 é melhor do que -61; -61 - é melhor do que -71.
Em frequëncias tão altas, como microondas, essa numeração negativa é utilizada para medir a sensibilidade dos rádios. Quanto mais alta a frequência mais propensa a ruídos, logo são empregandos circuitos de baixíssima potência e baixo consumo elétrico. Para compensar a baixa potência os circuitos são projetos para detectar sinais tão ou mais fracos do que 0,1 decibél ou -100dB. Alguns detectam sinais da ordem de -110dB ou mais fracos.
Por esse motivo é correto afirmar que quanto mais se aproxima do marco zero (-50, -40, -20, -10) o sinal é melhor. Do contrário (-60, -70, -80, -100) o sinal é pior.
A potência total da transmissão é medida em dBm (decibel milliwatt), enquanto o ganho da antena é medido em dBi (decibel isotrópico). Em ambos os casos, é usado o decibel como unidade de medida, mas o parâmetro de comparação é diferente, daí o uso de duas siglas distintas.
No caso da potência de transmissão, o parâmetro de comparação é um sinal de 1 milliwatt. Dentro da escala, um sinal de 1 milliwatt corresponde a 0 dBm. A partir daí, cada vez que é dobrada a potência do sinal, são somados aproximadamente 3 decibéis, já que, dentro da escala, um aumento de 3 decibéis corresponde a um sinal duas vezes mais forte, da mesma forma que temos com o som:
00 dBm = 1 milliwatt 03 dBm = 2 milliwatts 06 dBm = 4 milliwatts 09 dBm = 7.9 milliwatts 12 dBm = 15.8 milliwatts 15 dBm = 31.6 milliwatts 18 dBm = 61.1 milliwatts 21 dBm = 125.9 milliwatts 24 dBm = 251.2 milliwatts 27 dBm = 501.2 milliwatts 30 dBm = 1000 milliwatts 60 dBm = 1000000 milliwatts
O ganho da antena, por sua vez, é medido em relação a um radiador isotrópico, um modelo teórico de antena, onde o sinal seria transmitido igualmente em todas as direções. Um radiador isotrópico seria uma esfera perfeita, sem diferença alguma de polarização em toda a superfície. Ele é impossível de construir na prática (já que a presença do conector já tornaria a esfera imperfeita) e não seria muito útil de qualquer forma, pois mandaria muito sinal para o céu e para a terra e menos sinal para os clientes que devem recebê-lo.
-------------------------------------------------
MATERIAS PARA CONSTRUÇÃO :
-------------------------------------------------
* TRAFO VELHO DESTES QUE CONVERTEM DE 220 PARA 110 ( PARA RETIRAR O FIO ESMALTADO)
OU VOÇÊ PODE COMPRAR O FIO ESMALTADO ( O DE NUMERO MAIS ALTO AWG QUE ENCONTRAR - MAIS GROSSO) * FERRO DE SOLDA PARA ELETRONICA E SOLDA
* 1 CONECTOR RCA METÁLICO (UTILIZAREMOS A TAMPINHA DELE PARA GUIAR O FIO COAXIAL)
* 1 CONECTOR MACHO PARA CABO COAXIAL
* 1 CONECTOR FÊMEA PARA EMENDA DE CABO COAXIAL
* 80 CM DE CANO DE PVC (25MM)
* 2 TAMPÔES PARA CANO DE PVC DE 25 MM
* X (ESCOLHA A MELHOR LOCALIZAÇÃO) METROS DE CABO COAXIAL DE BOA QUALIDADE E IMPEDANCIA (no mínimo, 90% de malha)
* 1 TUBO DE ALUMINIO DE 70 CM * FITA ISOLANTE * COLA QUENTE PARA FIXAR ALGUMAS PEÇAS * 2 BRAÇADEIRAS PARA FIXAR A ANTENA NA PAREDE (OPCIONAL) * 2 PARAFUSOS E 2 BUCHAS PARA FIXAÇÃO (OPCIONAL) -------------------------------------------------
ESQUEMA DA MONTAGEM DA ANTENA :
começe cortando o cano (80cm de cano de pvc de 25mm)
1. ponha o tampão em um dos lados dele
2. pronto , agora prepare o tubo de aluminio corte (70 cm) ele tem que caber dentro do cano. vamos já precisar deles :
3. agora vamos preparar o fio esmaltado (eu usei o fio de um transformador destes usados em estabilizadores que convertem de 220 para 110 - desmonste ele e retire o fio enrolando em uma garrafa . veja :
retirado todo o fio esmaltado :
eu comprei por 5.00 este transformador em uma sucata e tirei essa quantidade de fio esmaltado. se eu fosse comprar iria pagar bem mais caro . mais se voçê tem dinheiro sobrando ai voçê pode comprar , geralmente eles vendem por quilo . compre o numero mais alto AWG , quanto mais grosso for o fio esmaltado melhor !
4. pege este fio esmaltado e dobre sobre algo roliço , (eu utilizei uma caneta destas de escrever em lousas) e vá enrolando de 4 em 4 espiras deixando um espaço de 5 cm mais ou menos de distancia entre uma e outra :
para que fique assim :
quando terminar o processo , no final solde a malha do cabo coaxial no TUBO DE ALUMINIO e o fio interno (sinal) NO FIO ESMALTADO que voçê enrolou, comforma a figura e isole para que não
feche curto entre os fios . veja aqui o processo concluido :
(este é o esquema de como vai ficar dentro do cano depois de fechado e pronta.
veja aqui ja feitas as ligações conforme a figura acima e isoladas com fita. ja introduzimos o tubo de aluminio e o tampão. faça um furo no tampão para que o fio passe por ele. eu utilizei a tampinha do conector RCA para servir de guia para os fios como forme a figura . lembrando que o fio esmaltado tem uma especie de capa sobre ele. na ponta dele de uma raspada onde voçê vai soldar. ponha cola quente para fixar o tudo de alumio para que ele não fique solto pois isso interfere no sinal. cuide para que fique bem fixo :
vista mais detalhada com o cabo coaxial ligado e aponta feita com o conector macho :
5. agora é so introduzir dentro do cano que voçê preparou no começo do tutorial veja o esquema :
6. aqui voçê ver a antena montada (voçê pode dar uma mão de tinta branca sobre ela com spray) :
aqui confeccionamos com o fio curto , por questão de falta de espaço mesmo , mais quando voçê confeccionar a sua ponha em um lugar alto , longe do modem e de fontes que emitem frenquancias : antenas de tv... microondas... longe da cpu... londe do modem principalmente !
na ponta do fio voçê vai por o conector macho para cabo coaxial como se fosse ligar na tv :
terminamos a antena ! lembrando que o ganho da antena depende muito tambem do seu
aparelho , de sua rede , o canal escolhido...
das configurações aplicadas a sua placa de rede. entre outros fatores , interferencias.
utilize programas como wi-fi analyser para configurar o canal mais correto para sua rede .
com esta antena o sinal foi amplificado cerca de 30 a 40 % sendo que o lugar
onde fizemos os testes tem muita interferencia .
ficou em cerca de -30 db . Quanto mais alta a frequência mais propensa
a ruídos, logo são empregandos circuitos de
baixíssima potência e baixo consumo elétrico. Para compensar a baixa potência os circuitos são projetos para detectar sinais tão ou mais fracos do que 0,1 decibél ou -100dB.
Alguns detectam sinais da ordem de -110dB ou mais fracos.
Por esse motivo é correto afirmar que quanto mais se aproxima
do marco zero (-50, -40, -20, -10) o sinal é melhor.
Do contrário (-60, -70, -80, -100) o sinal é pior.
VAMOS PARTIR PARA O ROTEADOR , FAREMOS UMA PEQUENA ADAPTAÇÃO NELE PARA RECEBER ESTE SINAL DE FORMA CORRETA E TAMBEM TORNAR PRÁTICA QUANDO VOÇÊ QUISER RETIRAR A ANTENA , EX. FOR MUDAR DE LOCAL. limpar a antena
1. começe retirando a tampa do roteador ( aqui utilizamos um tp-link)
dessolde estes fios , após dessoldar retire a antena (ela é encaixada por dentro) e solde dois fios maiores :
no buraco onde estava encaixada a antena , enrosque o conector femea para cabo coaxial , ficando desta forma :
observe que as cores dos fios correspondem as duas partes da peça ( o vermelho na malha e o azul no pino central)
desta forma:
ficará assim depois de terminado :
detalhe da montagem :
liga ao cabo:
detalhe do roteador funcionando :
ligada ( voçê pode utilizala internamente tambem sem problemas) :
Algumas especificações (roteador tp link wr740n - 1Mbps - Frenquência: 2,4) :
melhorou bastante o sinal , atéporque aqui tem muita interferencia e é proximo a torres de telefonia movel:
no celular (mais sucetivel a interferencias) se manteve estavel , antes caia muito , oscilava bastante :
é isso ! foi uma experiencia , não gastamos quase nada , e o melhor Deu certo ! flw !